13.9.11

Frost/Nixon, 2008



Sinopse:
Durante três anos, e após ter sido forçado a abandonar o cargo, Nixon permaneceu em silêncio. Mas, no Verão de 1977, o rígido e astucioso antigo comandante-supremo concordou em participar numa entrevista integral e confrontar as questões relacionadas com o seu tempo na presidência e com o escândalo Watergate que lhe pôs termo. Nixon supreendeu tudo e todos ao seleccionar Frost para o seu confessor televisivo, tencionando facilmente levar a melhor ao jovial entertainer britânico e assegurar um lugar nos corações e na memória dos Americanos.

fonte: sapo cinema

Crítica:
À parte do meu gosto por filmes que retratam acontecimentos verídicos, Frost/Nixon é inegavelmente uma das melhores obras deste género.
Ron Howard (mais uma vez, à parte de ser um dos meus realizadores de eleição) conseguiu, a meu ver, um resultado brilhante quer na conquista de recriação da época, quer na escolha do elenco.
O incrível desemprenho de Frank Langella como Richard Nixon e Michael Sheen como David Frost, que me surpreendeu tanto como o apresentador supreendeu a América com esta inesquecível entrevista, trazem consistência e, sobretudo, credibilidade para aqueles que não viram a entrevista real.
A cinematografia e a estética são bastante boas, com a utilizaçao dos close-up's nas três partes da recriação da entrevista enfatizando as fantásticas expressões de Langella/Sheen, pricipalmente em climas de maior tensão.
Os cenários estão bastante precisos, bem como a caracterização e o guarda-roupa.
A recriação não só da entrevista mas também do processo antes, durante e depois permite não só afastar este filme da margem de documentário, ao mesmo tempo que o aproxima da margem de filme dramático.
É, na verdade, um fantástico cocktail de ambos.


Elenco:
Frank Lagella - Richard Nixon
Michael Sheen - David Frost
Kevin Bacon - Jack Brennan
Oliver Platt - Bob Zelnick
Sam Rockwell - James Reston Jr.
Matthew Macfayden - John Birt
Rebecca Hall - Caroline Cushing

Realização:
Ron Howard

Argumento:
Peter Morgan

Cinematografia:
Salvatore Totino

Banda Sonora:
Hans Zimmer



Prémios:
Nomeado para 5 Óscares:
- Melhor Filme
- Melhor Realizador (Ron Howard)
- Melhor Actor (Frank Langella)
- Melhor Montagem
- Melhor Argumento Adaptado

Sem comentários:

Enviar um comentário