15.12.10

An Education, 2009


Sinopse:
Nos subúrbios de Londres antes dos Beatles, num período de pós-guerra, uma brilhante aluna vê-se indecisa entre estudar para um lugar em Oxford ou seguir uma alternativa mais apelativa que lhe é proposta por um carismático homem mais velho...


Crítica:
Baseado em factos verídicos e com uma brilhante reconstrução de Middlesex na década de 60 e de uma Londres cosmopolita e glamorosa, An Education leva-nos directamente para o decorrer da acção.
De uma realização óptima e com os jogos de cores e luzes perfeitos, "apimentados" com o guarda-roupa de primor e equipa de caracterização impecável, este drama de conteúdo imprevisível mostra-nos o deslumbre das pequenas raparigas que querem tomar o mundo ao depararem-se com a porta aberta dos seus sonhos: um homem mais velho, charmoso e poderoso.
Sendo também de cerne por vezes um pouco "confuso" nas acções tomadas, o filme deixa-nos com uma mensagem fortíssima sobre o poder da manipulação e do vislumbre contra a educação regular e os sonhos.
Com as interpretações impecáveis de Alfred Molina, Carey Mulligan (que me surpreendeu bastante e demonstrou ser uma actriz com bastante para dar) e de Peter Sarsgaard (que encarnou na perfeição a personagem dada de um homem de charme e mistério extremos) o enredo deixa-nos a ansiar por mais e mais, e como se desvendará esta história repleta de curiosidade, mistério, luxo, traições e glamour.

Elenco:
Carey Mulligan - Jenny Mellor
Peter Sarsgaard - David Goldman
Alfred Molina - Jack Mellor
Cara Seymour - Marjorie Mellor
Dominic Cooper - Danny
Rosamund Pike - Helen
Olivia Williams - Miss Stubs
Emma Thompson - Miss Walters

Realização:
Lone Scherfig

Argumento:
Nick Hornby, adpatado do livro An Education, de Lynn Barber

Banda Sonora:
John Englishby


Prémios:
Nomeado para 3 Óscares:
- Melhor Actriz: Carey Mulligan
- Melhor Filme
- Melhor Argumento Adaptado
Ganhou o Globo de Ouro para Melhor Actriz (Carey Mulligan)


"A acção traz a personalidade, por isso se não fizemos nada, não somos nada."

Sem comentários:

Enviar um comentário